quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Os mais belos hinos nacionais

Hoje resolvi falar de algo bastante subjetivo, os hinos nacionais. E listo os mais belos, na minha modesta opinião:
França - Conhecido como "A Marselhesa", foi criado em 1792 e adotado como Hino Nacional três anos depois. Deve ter sido de arrepiar os revolucionários de Marselha adentrando Paris entoando esse cântico, durante a Revolução Francesa.

Itália - Mais conhecido por Fratelli d'Italia, era uma das canções mais cantadas pelos soldados durante as guerras da unificação italiana. Foi instituído como Hino Nacional em 1946, quando a república foi proclamada.

Alemanha - Conhecido como "Canção dos alemães", criado em 1848 durante as guerras de unificação da Alemanha, tornou-se o Hino Nacional a partir do final da Primeira Guerra Mundial.
 

Espanha - A Marcha Real Espanhola é um hino nacional peculiar, sendo apenas instrumental. Ao contrário do que muitos pensam, possui letra, mas ela foi suprimida ao final da ditadura Franquista. Sua composição é datada de 1761.
Versão com letra:

Versão sem letra (atual):

Uruguai - Tá, eu sou suspeito pra falar do Uruguai, mas com certeza é um dos hinos mais lindos da América. Criado em 1833, é o mais longo do mundo com aproximadamente seis minutos de duração.


Portugal - Conhecida como "A Portuguesa", composta em 1890, nasceu como uma canção patriótica em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas possessões na África. Foi adotada como hino nacional em 1910, quando da proclamação da República.

Holanda - O hino mais antigo do mundo é Wilhelmus, da Holanda, composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência holandesa) e usado ainda hoje como canção oficial do país. Mas, embora ele tenha sido cantado em cerimônias patrióticas oficiais desde o século 16, só foi oficializado como o hino nacional em 1932. 
Versão com letra e tradução

Versão instrumental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.